Sobre nós
Uma empresa 100% brasileira uma das maiores no segmento mundial em exportação de café verde.
A Unicafé orgulha-se da marca de mais de 74.480.400 sacas exportadas em 55 anos de existência, sendo assim uma das maiores exportadoras de café no mundo em volume exportado.
Vitória – ES, 27 de novembro de 1968. Nesta data, da união de sete distintas companhias, surgia a UNICAFÉ Companhia de Comércio Exterior, uma empresa 100% brasileira de exportação de café.
Oficialmente, suas operações tiveram início em 01 de janeiro de 1969. Ainda neste ano, no Rio de Janeiro, foi aberto a primeira filial da empresa, pois era esta a cidade onde se localizava o IBC – Instituto Brasileiro de Café.
Após 55 anos e mais de 74.480.400 de sacas do produto exportadas, a UNICAFÉ Companhia de Comércio Exterior é hoje uma das maiores empresas do segmento no Brasil e no mundo. Uma referência em excelência e tradição.
A história da UNICAFÉ é marcada por conquistas alcançadas através de muita luta, garra e, principalmente, paixão pelo produto. Em um mercado altamente competitivo, e conhecido por inúmeras dificuldades que a comercialização enfrenta – como fatores climáticos, geográficos e oscilações de câmbio, só para citar algumas – somente instituições sólidas, compostas por pessoas altamente capacitadas e qualificadas, sobrevivem com sucesso a tais turbulências. A UNICAFÉ é um exemplo real de tal instituição.
Qualidade sempre
Da sua criação até os dias atuais, a UNICAFÉ participou efetivamente e ativamente de todos os principais fatos e momentos do mercado exportador de café.
Desde a forte geada que estremeceu o mercado nacional em 1975 até o recente recorde brasileiro de exportação em 2023/24, quando o País enviou para os quatro cantos do mundo cerca de 47.3 milhões de sacas, a UNICAFÉ é testemunha ocular da história da exportação do café no Brasil.
Testemunhar, sobreviver, continuar sólida e respeitada em um mercado altamente competitivo como esse é fruto apenas de uma atitude básica: obstinação pela qualidade de seus serviços e pela satisfação de seus clientes.
Qualidade nos produtos comercializados, qualificação dos profissionais envolvidos, qualidade na realização da operação. A maior prova disso é o próprio café exportado pela UNICAFÉ, de altíssima qualidade e de grande variedade. Nosso produto passa por uma rigorosa seleção dos melhores grãos.
Após este processo, somente aqueles que estiverem de acordo com o pedido de cada cliente são destinados para exportação. Alguma parte desta produção, de grãos com alto grau de pureza, é destinada ao mercado interno e comercializada diretamente para as maiores indústrias nacionais.
Tecnologia a serviço da qualidade
Ano após ano, a UNICAFÉ investe em tecnologia no processo produtivo de suas exportações. Isso, aliás, é fator fundamental para o sucesso da operação, desde o plantio, classificação, preparação dos grãos, até o momento em que o produto é embalado para embarque. As tecnologias e técnicas mais modernas existentes no mercado são empregadas pela empresa nestes processos.
Mercado do café
O café já foi responsável por cerca de 75% das exportações brasileiras. Atualmente, devido à enorme diversificação das exportações e à abertura ao mercado externo, esse percentual não ultrapassa a casa dos 27%. Analisando esse quadro, poderíamos dizer que o produto perdeu internamente a sua importância econômica. Isso, porém, seria um grande erro. O cultivo do café proporciona renda a mais de 6 milhões de brasileiros, fixando-os à terra e colaborando para evitar o êxodo rural. Portanto, além de continuar a proporcionar dividendos econômicos, o produto também exerce um importante papel social para o desenvolvimento do País.
Dentre os vários itens que compõem e influenciam o mercado do café, o principal é a variação de preço do produto. Volume de produção, fatores climáticos e geográficos, oscilações de câmbio e competitividade acirrada influem diretamente no valor da saca. Como dado de análise, ao iniciar as suas operações, a UNICAFÉ comercializava o produto por US$ 117,00 a saca. Desde então, atingiu pico de quase três vezes este valor, em mais de uma ocasião. Não surpreendentemente, o mercado de café é considerado uma das comodities mais voláteis do mundo.
Diante desse quadro, é fundamental possuir uma estrutura operacional capaz de acompanhar todas as peculiaridades desse disputado mercado. A UNICAFÉ possui, além dessa estrutura, um diferencial importante em relação a seus concorrentes: paixão pelo negócio, dedicação e profissionalismo. Paixão essa que possibilitou a exportação de café para mais de 70 países do mundo.
Receita de sucesso
Com excelência no atendimento aos clientes e no cumprimento das normas nacionais e internacionais relativas ao comércio exterior, a Unicafé, que possui como pilares o profissionalismo e o respeito a toda cadeia de produção e consumo, mantém-se no mercado a mais de meio século fazendo com que seus grãos cheguem a mais de 70 países com alta qualidade.
A UNICAFÉ tem expertise em exportação de café há mais de 55 anos, e desenvolveu uma rigorosa metodologia de trabalho que segue garantindo o bom desempenho de todo o processo de negociação.
- O primeiro passo, é a compra do grão de café cru no mercado interno brasileiro, favorecendo a agricultura familiar.
- Após a compra, o café é armazenado em local adequado e o produto é conferido detalhadamente.
- Em um departamento especializado, fazemos a classificação do café por meio de amostras e processos criteriosos de degustação.
- Após ter o café ter qualidade certificada e ser catalogado, o importador especifica o tipo, volume e período de embarque desejados para receber os grãos.
- O preço é baseado nas cotações de café das três principais bolsas: CSCE (New York), Liffe (Londres) e BM&F (São Paulo).
Após a negociação, o departamento encarregado pela classificação do café determina aos armazéns que preparem os carregamentos com o produto contratado, atendendo a exata qualidade negociada e suprindo a necessidade e expectativa dos importadores ou compradores em território nacional.
Mercado interno
Desde novembro de 1968 até os dias atuais, a Unicafé tem desempenhado um papel significativo no mercado interno, atingindo a marca impressionante de 18.611.272 sacas de café vendidas. Esse número expressivo reflete o compromisso contínuo da Unicafé em oferecer qualidade, padrão e cuidado em todos os aspectos de seu processo de seleção de grãos e distribuição.
Assim como nos mercados internacionais, onde a reputação da Unicafé é respeitada, nossa dedicação à excelência é mantida no mercado interno, garantindo aos consumidores brasileiros o mesmo nível de experiência que nossos clientes internacionais desfrutam.
Mercado externo
Uma empresa consagrada no mercado internacional, a Unicafé orgulhosamente comercializou um total de 74.480.400 sacas de café para o mercado externo, totalizando um consolidado de 93.091.672 sacas vendidas para o mercado interno e externo. Esse número abrangente reflete nosso compromisso inabalável com a qualidade, sustentabilidade e excelência em todas as nossas operações comerciais.
Nossa reputação como fornecedor confiável e criterioso na seleção dos produtos é amplamente reconhecida. Seguimos empenhados em continuar a atender às necessidades dos consumidores, de forma exclusiva, em todos os mercados em que atuamos.
Nossa cadeia produtiva
Compra e seleção
A UNICAFÉ possui escritórios e postos de compra e venda nas principais regiões produtoras do país. A empresa compra diretamente de produtores, de comerciantes e de cooperativas, estoca o café adquirido em seus armazéns, onde posteriormente serão preparadas as “ligas”, conforme processo criterioso, chegando a várias qualidades de alto padrão.
Classificação e amostragem
A classificação é um processo fundamental na negociação do café. Por meio dela é que são aferidos os valores comerciais do produto. Existem duas formas de classificação: pela avaliação do grão e pela qualidade da bebida.
Preparo para embarque
Preparo do café
Nos armazéns da UNICAFÉ, o café é recebido por equipamentos de última geração responsáveis pela seleção dos grãos:
Rebenefício
Separação dos grãos de acordo com o seu tamanho. Tradicionalmente nas peneiras 14, 15, 16, 17, 18 e Moca. Resumidamente, este é o processo chamado de rebeneficiamento do café.
Catação e ventilação
Máquinas eletrônicas de última geração separam os grãos pela coloração (pretos, verdes, ardidos).
Outros equipamentos separam grãos defeituosos mais leves, são eles: conchas, brocados, quebrados, dentre outros.
A tecnologia utilizada nesses processos é muito avançada, o que permite a exatidão no resultado.
Embarque do produto – Café pronto para a exportação
Na UNICAFÉ, o embarque do produto é executado de acordo com a solicitação e infraestrutura de cada importador. O embarque é feito com as seguintes embalagens:
- Sacaria de juta de 60kg
- Sacaria de juta de 30 kg
- Sacaria de juta de 25 kg
- Liner Bag (a granel)
- Alpha Bag 1000 kg
- Super Sack 1000 kg
- Sacaria Papel Kraft 30 kg
Tipos de café negociados
Onde é produzido o café brasileiro?
No Brasil, seis estados se destacam na produção nacional de café: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rondônia e Bahia.
Minas Gerais
(98% Arábica e 2% Robusta)
Sul de Minas (Com dois centros de comercialização e produção):
Varginha (em um raio de 100km); Guaxupé/São Sebastião do Paraíso (em um raio aproximado de 100km).
Zona da Mata:
Manhumirim, Manhuaçu, Caratinga e municípios circunvizinhos.
Cerrado:
Patrocínio abrangendo um raio de mais ou menos 100km.
Espírito Santo
(20% Arábica e 80% Robusta)
Região Norte do Estado:
Pela topografia e altitude inferior a 400 m, é produtora de conilon.
Região Sudoeste do Estado:
Com altitude superior a 400m. É produtora de arábica.
São Paulo
(100% Arábica)
Mogiana:
Franca, Altinópolis, Pedregulho, Espírito Santo do Pinhal.
Alta Paulista:
Garça, Marília, Vera Cruz.
Sorocabana:
Avaré, Piraju, Fartura, Santa Cruz do Rio Pardo.
Paraná
(100% Arábica)
Norte Velho:
Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Ibaiti, Jacarezinho.
Vale do Ivaí:
Ivaiporã, Mandaguari, Apucarana, Campo Mourão.
Norte Novo:
Rolândia Astorga, Cornélio Procópio, Londrina.
Arenito:
N. Londrina, Cianorte, Maringá, Paranavaí, Umuarama.
Rondônia
(90% Robusta)
Bahia
(80% Arábica e 20% Robusta)
Regiões produtoras de Arábica:
Planalto Conquistense, Chapada Diamantina, Brejões, Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães.
Região produtora de Conilon:
Sul da Bahia.
Nossos armazéns
A UNICAFÉ tem armazéns estrategicamente localizados nas principais regiões produtoras do Brasil, usando a logística em benefício do cliente final.
Garantindo a qualidade
O produto é estocado em local ideal para a conservação de suas principais características e rapidamente distribuído em caso de compra.
Nos armazéns da UNICAFÉ são usados equipamentos modernos – constantemente renovados – capazes de rebeneficiar, catar e ligar o café em todas as localidades. Existe um cuidado extremo com a saúde e higiene dos funcionários, que sempre estão protegidos por equipamento de segurança.
Os diferentes tipos de café, vindos dos vários produtores de cada região, são estocados em big bags de maneira a facilitar a entrada e saída dos produtos. É importante dizer que existe um sistema de segurança de última geração e seguro total em todos os armazéns.
Armazéns da Unicafé pelo Brasil
A localização dos armazéns está assim distribuída: em Minas Gerais existe um armazém na cidade de Varginha, que atende o Sul do Estado e um que atende a Zona da Mata, na cidade de Manhumirim; e no Espírito Santo, em Vila Velha.
No interior de São Paulo, no Cerrado de Minas Gerais e em outras localidades, são usados armazéns de terceiros, garantido a melhor cobertura.
Assim, a capacidade de armazenagem estática nos armazéns da UNICAFÉ e aqueles por ela utilizados somam o total de 600.000 sacas de café.
Frentes de negócio
A Unicafé foi além da excelência na exportação de grãos, e expandiu suas atividades comerciais, diversificando as operações.
Conheça nossas frentes de negócios
Unicafé Companhia de Comercio Exterior
Criada em 1968, com mais de 55 anos de tradição e expertise, é uma de nossas principais frentes, tendo 80% de sua produção voltada para o mercado internacional. Nosso orgulho é levar o café de alta qualidade do Brasil para o mundo.
Unicafé Agrícola S/A
De propriedade da Companhia de Comércio, a Unicafé Agrícola conta com duas fazendas para produção de café de alta qualidade e criação de gado.
- Fazenda Galileia
Produtora de café Arábica, Conilon e Eucalipto, localizada no município de Baixo Guandu, Espírito Santo.
Produção em números:
Café conilon – 160,02 ha – 354.142 pés;
Café arábica – 112,09 ha – 731.656 pés;
Eucalipto – 323,65 ha – 307.467 pés.
- Fazenda Derribadinha
Produtora de gado Nelore para corte, seguindo rigorosos padrões de qualidade. Localizada no município de Carlos Chagas, em Minas Gerais.
Com essa diversificação de negócios, a Unicafé demonstra sua versatilidade e compromisso com a excelência em diferentes segmentos do agronegócio.